O Seminário

O 1º Seminário de Perturbações do Neurodesenvolvimento, subordinado ao tema “Onde os Olhares se Cruzam”, terá lugar no dia 16 de Março de 2019, em Penafiel, no Auditório do Museu Municipal.

O grande objetivo deste evento é a partilha de conhecimentos entre diferentes profissionais da área do neurodesenvolvimento, dando um contributo de qualidade, em resposta à crescente consciência, por parte dos profissionais de saúde e da educação. Pretende-se abrir um espaço de discussão e partilha de experiências, procurando dar resposta para as questões do dia-a-dia que os profissionais queiram ver respondidas.

O Instituto do Desenvolvimento tem vindo a mostrar-se como uma referência a nível nacional, no que diz respeito às Perturbações do Neurodesenvolvimento, nomeadamente, na área da Perturbação do Espetro do Autismo, tendo criado um Programa de Treino Intensivo para o Desenvolvimento (TID) em 2015 e mais recentemente o HI&DA, um programa estruturado para crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Desta forma, dada a crescente visibilidade acerca destas patologias e a procura constante de conhecimento por parte dos profissionais de diferentes áreas, surge o 1º Seminário de Perturbações do Neurodesenvolvimento.

O seminário decorrerá no próximo dia 16 de Março com uma sessão de abertura pelas 9h30 da manhã, que contará com a presença da Dra. Fátima Nunes, Diretora técnica do Instituto do Desenvolvimento em Paredes e da Dra. Susana Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

As comunicações irão contar a presença da Dr.ª Andreia Leitão, Pediatra do Neurodesenvolvimento, que irá abordar a Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, e da Dr.ª Marisa Filipe, Neuropsicóloga e investigadora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, bem como outros oradores. Por fim serão apresentados os diferentes pósteres previamente expostos.

A Comissão Organizadora apresenta desde já os agradecimentos pela presença de todos, com o desejo de que o 1º Seminário de Perturbações do Neurodesenvolvimento, graças à vossa participação, seja um sucesso e mais uma oportunidade de aprendizagem, interação e partilha.

Oradores

Dr.ª Marisa Filipe

Marisa Filipe é investigadora pós-doutorada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), com especialidade avançada em Psicologia Clínica e da Saúde e em Neuropsicologia. Atualmente, é também responsável pela valência infantil do Serviço de Consulta de Neuropsicologia da FPCEUP e formadora no Serviço de Educação Contínua desta mesma faculdade. É ainda membro do grupo de Neurocognição e Linguagem do Centro de Psicologia da Universidade do Porto e do Laboratório de Fonética & Lisbon Baby Lab do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. O particular interesse pelas questões do neurodesenvolvimento esteve e está presente no seu percurso académico e profissional.

CONTACTOS

Instituto do Desenvolvimento

Rua da Estrebuela, nº 106, 4580–091 PAREDES

Telefones

255 401 557
967 688 612
929 065 841

Email

geral@institutododesenvolvimento.pt