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Hidroterapia nas perturbações do Neurodesenvolvimento

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As perturbações do Neuro desenvolvimento são, como o próprio nome indica, alterações com origem no sistema nervoso central, que afeta o normal desenvolvimento da criança. Dentro destas perturbações temos a PEA – Perturbação do Espetro do Autismo que, de acordo com DSM-​5 (2013) é uma perturbação neuro comportamental cujos sintomas ocorrem nos três primeiros anos de vida e incluem dois grupos de critérios:

  • 1. Deficits persistentes na comunicação social e na interação social, em contextos múltiplos.
    Nestes critérios estão incluídas a comunicação verbal e não-​verbal, a partilha de emoções. Estes deficits podem manifestar-​se com maior ou menor intensidade.
  • 2. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Nestes critérios estão incluídas as rotinas obsessivas, a hiper ou hipo sensibilidade sensorial, entre outros comportamentos. Apesar dos critérios de diagnóstico para PEA se basearem nos domínios socio comportamental, crianças com esta perturbação podem apresentar dificuldades e atraso no desempenho motor que provocam uma diminuição no nível de atividade física com comprometimento no brincar.


Existem uma série de opções de intervenção que incluem terapia comportamental, integração sensorial, musicoterapia e dançoterapia, modificação da dieta alimentar, terapia animal, farmacológica, terapia da fala, terapia ocupacional, fisioterapia, …

A Hidroterapia é usada na reabilitação neuro muscular há mais de cem anos e tem demonstrado melhoria no desempenho motor em crianças com paralisia cerebral, distrofia muscular, espinha bífida, entre outras. Ela baseia-​se nos princípios da hidrodinâmica (flutuação, pressão hidrostática, viscosidade, densidade relativa, resistência, turbulência e deslocação) e proporciona estimulação multissensorial através da temperatura da água (35ºC), diminuição do peso e input vestibular. A Hidroterapia promove suporte postural e relaxamento de músculos espásticos, com aumento da circulação e alongamento permitindo uma variedade de movimentos e de aptidões motoras, para além de criar oportunidade de interação social e do brincar o que pode ser facilitador do desenvolvimento da linguagem bem como aumento da auto estima, da auto confiança e sensação de realização pessoal.


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Uma das técnicas de Hidroterapia é o Método de Halliwick o qual se desenvolve em quatro fases: ajuste mental, rotações, controle do movimento na água e deslocação na água através de um programa de 10 pontos e pode ser adaptado às necessidades individuais de cada pessoa.

Estudos revelam que a hidroterapia promove um aumento significativo da atenção conjunta, força muscular, equilíbrio, tolerância ao toque, iniciativa e manutenção do contato ocular, participação social para além de ser descrita, pelas crianças e pelos pais, como uma atividade muito agradável!

A Hidroterapia é mais uma ferramenta que pode ser usada para estimular crianças com perturbações no neurodesenvolvimento, nomeadamente PEA.

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