ADOLESCENTES

MARCAÇÃO ONLINE

Nome:*
Especialidade
Contacto*
Mensagem:
Verificação de segurança:

AUDIOLOGIA

A Audiologia é a ciência que estuda a audição e o equilíbrio, bem como todas as patologias associadas a estas, a sua prevenção e consequente reabilitação, executando um conjunto abrangente de exames:

Audiometria tonal: teste que mede a audição através da deteção dos limiares auditivos tonais por via aérea e via óssea, estabelecendo o mínimo de intensidade sonora capaz de provocar a sensação auditiva.

Audiometria vocal: exame que avalia a discriminação auditiva (capacidade de entender as palavras apresentadas) e os limiares de discriminação e inteligibilidade.

Impedanciometria: mede a integridade do sistema tímpano-​ossicular e do reflexo estapédico, verificando as condições do ouvido médio através da movimentação da membrana timpânica. É composta por dois procedimentos: o timpanograma, que avalia as variações de impedância em função das modificações de pressão exercidas artificialmente no canal auditivo externo; e o reflexo estapédico, que avalia as condições do ouvido médio até à região do complexo olivar superior, mediante a contração do músculo do estribo em resposta a sons de intensidade elevada.

Potenciais evocados auditivos de tronco encefálico (PEATC): além de determinar o nível mínimo de resposta eletrofisiológica auditiva, auxilia na caracterização do tipo de perda auditiva, na localização topográfica da lesão, estudo da maturidade das vias auditivas e objetivação do fenómeno do recrutamento coclear.

Videonistagmografia: consiste no registo eletrónico de movimentos oculares específicos, designados nistagmos, que consistem em movimentos conjugados dos globos oculares. É o único sinal quantificável da síndrome vertiginoso.

A par dos exames de diagnóstico, o audiologista presta também serviços de:
Reabilitação auditiva: processo de adaptação de próteses auditivas consoante a perda de audição individual, de modo a melhorar a capacidade e perceção auditivas. São usados equipamentos de alta qualidade e precisão, e de tecnologia digital.

A consulta de audiologia é indicada em situações tais como:
– exposição ao ruído (discotecas, MP3 ETC)
– problemas otológicos
– problemas de aprendizagem
– perda auditiva na família
– perturbações do equilíbrio

Rua da Estrebuela, nº 106, 4580–091 PAREDES
geral@​institutododesenvolvimento.​pt
TELFS: 255 401 557 | 967 688 612 | 929 065 841

© 2016 — Instituto do DesenvolvimentoJoomla Templates.