CRIANÇAS

Terapeuta Marta Gomes

MARCAÇÃO ONLINE

Nome:*
Contacto*
Especialidade
Mensagem:
Verificação de segurança:

FISIOTERAPIA

Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, avaliação, prevenção e tratamento de disfunções neuromusculoesqueléticas, ocasionadas por alterações genéticas, traumatismos e/​ou doenças adquiridas. As suas ações são fundamentadas em mecanismos terapêuticos, direcionadas desde bebés a idosos.

Objetivos da fisioterapia:

· Desenvolver e manter a capacidade física e funcional do utente

· Bem estar e qualidade de vida

Áreas de intervenção:

· Fisioterapia geriátrica: Estuda, previne e trata as disfunções decorrentes do processo de envelhecimento, prevenindo problemas funcionais e promovendo a recuperação funcional global de pessoas idosas.

· Fisioterapia neurológica: estuda, avalia e trata de distúrbios neurológicos que envolvam, ou não, disfunções motoras, tais como: Acidente vascular encefálico (AVEAVC), Demências, Parkinson, Escoliose Múltipla, etc. A fisioterapia neurofuncional induz ações terapêuticas para a recuperação de funções, entre elas a coordenação motora, a força, o equilíbrio e baseia-​se em exercícios que promovam a restauração de funções motoras, de forma a resolver incapacidades/​sequelas motoras e aperfeiçoar padrões motores, com a importante fundamentação nos princípios neurofisiológicos da facilitação neuromuscular propriocetiva e o método Bobath Concept.

· Fisioterapia pediátrica: Utiliza métodos e técnicas próprias para o tratamento das disfunções de recém-​nascidos, crianças e adolescentes de acordo com método Bobath Concept.

· Fisioterapia traumato-​ortopédica: Estuda, avalia e trata as disfunções músculo-​esqueléticas, de origem ortopédica ou decorrente de traumatismos. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimento, estimular a circulação e diminuir as dores de utentes/​clientes com fraturas, traumas musculares, entorses, etc.

· Fisioterapia respiratória: Conjunto de procedimentos fisioterapêuticos que visam melhorar a dinâmica respiratória e remover secreções brônquicas, obtendo assim uma melhor função respiratória.

· Terapia manual

Conceito de Mulligan: baseia-​se na mobilização com movimento que consiste na aplicação de movimentos acessórios por parte do Fisioterapeuta combinada com a execução ativa de movimentos fisiológicos pelo utente.

Mobilização Neural: A mecânica normal do sistema nervoso permite assumir posturas corretas e um equilíbrio neuromuscular que favorece a execução de movimento sem presença de dor. A mobilização neural consiste na mobilização do sistema nervoso e tem sido considerada como um importante meio para a avaliação e tratamento de síndromes dolorosos.

· Hidroterapia: fisioterapia no contexto aquático de acordo com os métodos de

Halliwick: O Programa dos Dez Pontos é um processo de aprendizagem estruturado através do qual a pessoa sem experiência prévia pode progredir à independência na água através do domínio e controle de movimentos no ambiente aquático.
Através dos Dez Pontos a pessoa evolui gradualmente, melhora a respiração, equilíbrio e controle de movimentos, torna-​se mais confiante na água e experimenta maior liberdade em imersão.
Isto é conseguido através do trabalho na relação um-​para-​um, com o terapeuta que dá apoio adequado permitindo ao utente aprender sem o uso de flutuadores artificiais. Sempre que possível o utente inicia e controla os movimentos, o terapeuta dá o apoio quando e se necessário.
Para muitos o Programa dos Dez Pontos será a oportunidade de aprender a nadar com competência, enquanto que para outros dará a oportunidade de participar em outras atividades aquáticas

Watsu: é uma técnica passiva de relaxamento conduzida pelo fisioterapeuta dentro de uma piscina. Através de movimentos lentos com o paciente em flutuação, a técnica é responsável por alongar os músculos, libertar aderências, proporcionando um tônus muscular mais adequado. Visa diminuir qualquer tipo de dor, ansiedade, stress, além de ajudar utentes que sofrem com distúrbios do sono.
Durante a sessão, a piscina aquecida (34ºC.) fica exclusiva para o utente e para o fisioterapeuta e a música ambiente também faz parte do tratamento que tem duração de 45 minutos.

Ai Chi: focaliza continuamente em fluir suave e lentamente com movimentos projetados que integram o corpo, a mente e o espírito e fornecem uma aproximação mais sutil que a força, buscando a flexibilidade e a capacidade aeróbica através de técnicas de relaxamento ativo numa combinação de respiração profunda e movimentos lentos e largos dos braços, pés e tronco. Piscina aquecida (34ºC.) e a música ambiente também faz parte do tratamento que tem duração de 45 minutos.

Bad Ragaz: programa de facilitação e resistência para executar padrões específicos de movimento com objetivos exclusivamente terapêuticos de reabilitação em que o utente está exclusivamente na posição de deitado.

· Pilates clínico: O Método de Pilates foi criado por Joseph Humbertus Pilates, em meados do século passado e é baseado em seis princípios: concentração, controlo, centro (manutenção da estabilidade da coluna), fluxo (fluidez de movimentos), precisão e respiração. Tem sido amplamente utilizado em diferentes contextos e, no âmbito clínico, tem provado ser uma ferramenta extremamente valiosa no tratamento de utentes com disfunções da coluna vertebral.

Rua da Estrebuela, nº 106, 4580–091 PAREDES
geral@​institutododesenvolvimento.​pt
TELFS: 255 401 557 | 967 688 612 | 929 065 841

© 2016 — Instituto do DesenvolvimentoJoomla Templates.